ISPs foram os únicos a ganhar assinantes de TV em junho


Mas no ano, saldo é negativo. As operadoras registraram perda de 802 mil clientes na TV paga no semestre. A maior parte da evasão se deu no DTH, embora a tecnologia ainda seja a mais utilizada no país.

A Anatel divulgou hoje, 2, o balanço oficial de assinantes de TV paga no país. Os dados apontam para continuidade da retração (-0,67%) do segmento, que perdeu 113 mil usuários em relação a maio, e passou a ter base de 16,7 milhões de contratos.

O único grupo que atraiu novos clientes foi o dos ISPs – e ainda assim, não foram todos que conseguiram crescer no mês. Somados, eles tiveram expansão de 8,64% no mês, o que significa 21,9 mil novos acessos. Os provedores regionais, no entanto, ainda detém uma fatia pequena do mercado de TV por assinatura, com market share de 1,65%.

Todas as demais operadoras registraram evasão de usuários. A Claro, que domina o mercado com quase metade de todos os acesso de TV paga do país, apresentou saída de 59 mil clientes da base, o que significa retração de 0,72%. A Sky, segunda principal operadora de TV do país, teve 45 mil desligamentos, uma retração de 0,91% de sua base. A Vivo desligou 23 mil clientes, o que significa encolhimento de 1,55%. A Oi desligou em ritmo mais lento que as demais: foram 5 mil contas canceladas, diminuição de 0,34% em relação a maio.

Operadora 2019-05  2019-06 Adições Variação
CLARO 8.287.118 8.227.823 -59.295 -0,72%
SKY/AT&T 5.045.513 4.999.821 -45.692 -0,91%
OI 1.589.834 1.584.397 -5.437 -0,34%
TELEFÔNICA 1.483.284 1.460.281 -23.003 -1,55%
Outras 253.846 275.770 21.924 8,64%
ALGAR (CTBC TELECOM) 76.987 76.031 -956 -1,24%
NOSSATV 43.504 42.843 -661 -1,52%
CABO 43.039 42.702 -337 -0,78%
Total Geral 16.823.125 16.709.668 -113.457 -0,67%

Em termos de participação de mercado, a Claro encerrou o período com 49%, seguida pela Sky com 30%, Oi com 10% e Vivo com 9%.

Semestre

Considerando-se apenas este ano, a TV paga no Brasil encolheu 4,58%. As maiores operadoras (Claro e Sky) foram as que mais desligaram clientes. Ambas cancelaram mais de 280 mil acessos. Os ISPs também chamam a atenção pelo encolhimento. Perderam 118 mil usuários desde janeiro, uma retração de 30%.

Operadoras 2019-01 2019-06 Adições Variação
TELECOM AMERICAS 8.512.207 8.227.823 -284.384 -3,34%
SKY/AT&T 5.279.942 4.999.821 -280.121 -5,31%
OI 1.600.974 1.584.397 -16.577 -1,04%
TELEFÔNICA 1.553.178 1.460.281 -92.897 -5,98%
Outras 394.208 275.770 -118.438 -30,04%
ALGAR (CTBC TELECOM) 81.563 76.031 -5.532 -6,78%
NOSSATV 45.989 42.843 -3.146 -6,84%
CABO 44.507 42.702 -1.805 -4,06%
Total Geral 17.512.568 16.709.668 -802.900 -4,58%

Em se tratando de tecnologias, o DTH é no ano a que mais perdeu clientes. Desde janeiro, foram 551,6 mil desligamentos, uma retração de 5,86%. Há, ainda, 8,8 milhões de pessoas usando TV por assinatura via satélite. A Sky, segunda maior operadora em quantidade de acessos, usuária da tecnologia, desligou 280 mil clientes DTH. A Vivo, que decidiu ano passado apostas na expansão do FTTH e não mais investir em TV por satélite, registrou 135,7 mil cancelamentos. Já a Claro TV anotou o fim de 103 mil contratos.

Já a TV por fibra (FTTH) tinha uma base bem menor, de 701 mil acessos em junho. O número é 5,19% menor que o de janeiro. Aqui, a Vivo (+52,7 mil) e a Oi (+8,7 mil) cresceram, enquanto os ISPs desligaram 100 mil acessos.

No cabo (HDSL), que fechou o semestre com retração de 2,88% e 7,13 milhões de assinantes, todas as empresas apresentaram encolhimento. A Claro (Net) desligou 181 mil usuários, terminando com 6,8 milhões. Os ISP tinha em junho 245 mil usuários do tipo, 6,57% menos que em janeiro. A Vivo praticamente encerrou as atividades com esta tecnologia. Se em janeiro tinha 10,2 mil assinantes a cabo, em junho eles eram 302.

Anterior Governo vai destinar R$ 8 milhões a projetos de IoT
Próximos Claro faz primeiro lançamento sob marca única em Rio Verde

Sem comentários

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *