iPhone deve perder participação no mercado de smartphones em 2012


A Apple, que se tornou a maior vendedora de smartphones do mundo no quarto trimestre, verá a participação de mercado do seu iPhone cair por alguns trimestres à medida que o ímpeto de seu modelo 4S perde força, segundo estudo divulgado pela Gartner na quarta-feira (15). A consultoria registrou um crescimento de 58% nas vendas de smartphones em todo o mundo em 2011, enquanto o mercado de celulares avançou 11% no ano.

 

A Gartner afirmou, no entanto, que o crescimento do mercado de celulares deve desacelerar neste ano, por conta da menor demanda em meio ao enfraquecimento da economia em algumas regiões. A expectativa da companhia para 2012 é de uma alta de 39% no mercado de smartphones e 7% nas vendas totais de celulares.

 

Sobre a Apple, a consultoria disse que o forte desempenho da empresa continuará no primeiro trimestre de 2012, à medida que a disponibilidade do mais recente aparelho se amplia. Mas sem o benefício de compras adiadas, as vendas cairiam ante o trimestre anterior. No quarto trimestre, o iPhone registrou uma participação de mercado de 24%, enquanto a ex-líder de mercado Nokia viu sua participação cair de 30% para 12%. (Da redação, com agências internacionais)

Anterior Preço teto do serviço rural de voz e dados deverá girar em torno de R$ 60
Próximos Brasil é 3º maior mercado de PCs do mundo, com 15,4 milhões de máquinas vendidas em 2011