iOS 11 tem realidade aumentada e nova App Store


ios_11_ipad_iphoneA Apple anunciou hoje, 05, em evento na Califórnia, que a versão 11 do sistema operacional móvel iOS chegará ao mercado em setembro. O sistema virá repleto de pequenas melhorias, e uma grande novidade: suporte à realidade aumentada e visão computacional. A empresa quer que os desenvolvedores projetem novos usos para seus telefones e tablets, e lançou um kit de desenvolvimento específico para aperfeiçoar a relação dos aparelhos com o mundo físico.

Além disso, a companhia atendeu, finalmente, a pedidos feitos pelos usuários desde o lançamento da primeira versão, 11 anos atrás. Agora o sistema ganhou um aplicativo que dá acesso às pastas e arquivos, chamado Files. Outra ferramenta adicionada foi a possibilidade de desenvolvimento de apps que usem uma plataforma da Apple de machine learning, para que as aplicações sejam mais inteligentes. Também a assistente virtual Siri, o programa de fotos, e até a central de comando do sistema foram melhorados.

No caso do iPad, a dock (barra de aplicativos) ficou inteligente a ponto de mostrar os apps mais usados. Ficou mais fácil usar o multitarefa, com o visualizador de programas exibindo pares de aplicativos usados ao mesmo tempo com mais frequência.

O sistema também atualiza o Apple Pay, sistema de pagamentos da empresa. Passa a permitir não apenas o pagamento de contas, mas também transferências de valores a amigos, simplesmente através do Messages, o app de troca de mensagens da Apple. O usuário também pode simplesmente pedir para a Siri realizar a transferência.

Traz ainda novidades em segurança. O sistema passa a ser capaz de detectar quando o usuário do iPhone está dirigindo, entrando em modo de direção. Nesse caso, silencia notificações e apaga a tela, e pode enviar mensagens automáticas em resposta a chamadas ou mensagens recebidas.

O iOS 11 poderá ser baixado, gratuitamente, a partir de setembro por donos de iPhones 5S em diante, dos iPads Air, Pro, iPad 5, iPad Mini 2 e até iPod 6.

App Store
Além das melhoras ao sistema operacional, a Apple reformulou a App Store, sua loja de aplicativos. Segundo a empresa, o redesenho tornou mais fácil encontrar o que o usuário deseja. Haverá uma página apenas para games. As buscas passam a mostrar resultados também para compras dentro do app, e na página do app. A nova loja será parte da atualização para o iOS 11.

Anterior Apple lança novos iPads Pro em julho no Brasil
Próximos Vivo transmitirá jogos da Seleção a assinantes móveis