Investimentos em TI e telecom para a Copa do Mundo em debate no Wireless Mundi


O modelo de computação em nuvem que está sendo desenvolvido pelo governo, para ser adotado pelos órgãos federais e até mesmo por municípios, será um dos assuntos em debate no 10.º Wireless Mundi, que a Momento Editorial vai realizar no dia 6 de outubro (quinta-feira), no Hotel Maksoud, em São Paulo. Voltado para gestores públicos, o evento será aberto, às 9h30, com uma palestra sobre Os investimentos em TI e telecom para a Copa do Mundo de 2014 – Um overview dos preparativos e os planos para o legado digital. A apresentação será feita por Rodrigo Uchôa, diretor de Novos Negócios da Cisco.

Às 10 horas, terá início o primeiro painel do encontro, que vai abordar o tema A adoção da computação em nuvem pelo governo – experiências, modelos de negócios, segurança, interoperabilidade, portabilidade dos dados e sincronização com os dispositivos móveis. O painel contará com a participação de Wilton Mota, diretor de Operações do Serpro, do professor Vinod Rebello, do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal Fluminense, e de Carlson Aquistapasse, diretor-presidente da Procergs – que vai apresentar um caso de Nota Fiscal Eletrônica na nuvem.

Ainda na parte da manhã, a programação do 10.º Wireless Mundi prevê a realização de diversas palestras técnicas, no horário entre 11h50 e 13h20. Após o almoço, haverá uma apresentação sobre O modelo de inclusão digital do governo para o Plano Nacional de Banda Larga. A palestra, marcada para as 14h30, será feita por Cristina Kiomi Mori, diretora do Departamento de Articulação e Formação da Secretaria de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações.

O segundo painel do evento está programado para as 15 horas e terá como tema A criação do prontuário eletrônico e a integração das bases de dados. Na ocasião, o diretor do Datasus Augusto Gadelha falará sobre o projeto de implantação no país de um novo Sistema Nacional de Saúde baseado no registro eletrônico único da saúde dos cidadãos, válido para todo o território nacional. Participarão também do debate, previsto para terminar às 16h30, Marcelo Correa Barbosa Fernandes, chefe do Departamento de Gestão e Investimentos da Área de Inclusão Social do BNDES, e João Bosco Fernandes Jr., diretor de Sistemas e Informação da Prodabel, de Belo Horizonte.

Os interessados em participar do 10.º Wireless Mundi podem fazer sua inscrição pelo site http://www.wirelessmundi.inf.br – onde também é possível obter a programação completa do evento.

( Da redação)

Anterior Oi lança cartão de crédito com celular em parceria com BB
Próximos Bernardo descarta diminuir preço ou adiar leilão da faixa de 2,5 GHz