Internet respondeu por 39,5% das transações bancárias em 2013, diz BC.


O atendimento bancário por meio da internet segue na preferência dos usuários, de acordo com levantamento do Banco Central, divulgado nesta segunda-feira (12).  No ano passado, foram 17,146 bilhões de transações realizadas, com crescimento de 23,1% ante 2012. Com isso, a internet representou 39,5% do total das operações.

O relatório de “Pagamentos de Varejo e Canais de Atendimento” também revela que o maior crescimento veio do uso de celulares e outros dispositivos móveis para realização de operações. O avanço chegou a 80,9%, somando 1,54 bilhão de transações. De 2011 para 2012, o crescimento foi de 335%, alcançando 854 milhões de transações. Mas os dispositivos móveis representam apenas 3,6% do total de operações feitas no sistema bancário.

O número de transações bancárias efetuadas por meio das dependências das instituições financeiras – agências e postos de atendimento – continua apresentando queda, tendo reduzido 1,7% no ano, para 8,479 bilhões de transações, o que corresponde a 19,6% do total. O uso dos terminais de autoatendimento (ATM) totalizou 10,221 bilhões de transações, com crescimento de 11,9%. Esse canal representava 23,6% do total.

Anterior China adota liberdade tarifária para telefonia móvel
Próximos Furnas e Telebras assinam acordo para compartilhamento de rede