Internet móvel deverá ultrapassar fixa em 10 anos, diz Yahoo


Na próxima década mais pessoas irão acessar a internet utilizando um dispositivo móvel do que computadores, de acordo com previsão do Yahoo. “Nos mercados emergentes, o primeiro contato que algumas pessoas terão com a internet se dará com um telefone móvel”, afirmou Geraldine Wilson, vice-presidente de conexões do Yahoo Europa, durante apresentação em Londres, nesta …

Na próxima década mais pessoas irão acessar a internet utilizando um dispositivo móvel do que computadores, de acordo com previsão do Yahoo. “Nos mercados emergentes, o primeiro contato que algumas pessoas terão com a internet se dará com um telefone móvel”, afirmou Geraldine Wilson, vice-presidente de conexões do Yahoo Europa, durante apresentação em Londres, nesta semana. Para que a previsão se torne realidade, o custo de utilização de serviços móveis terá que cair, as interfaces dos aparelhos terão que melhorar, e que as velocidades das redes terão que aumentar para estimular esse crescimento, mas "já há um movimento da indústria para a melhoria desses três fatores", destacou Geraldine.

No entanto, a internet móvel não deverá substituir o acesso por linhas fixas. “Eu não ficaria surpreso se no futuro mais pessoas acessarem a internet usando um dispositivo móvel, mas isso não diminuirá a necessidade de banda larga por linhas fixas”, concordou Jonathan Coham, analista da consultoria Ovum. Para ele, a escolha pela internet fixa ou móvel dependerá do tipo de aplicativo que o consumidor estiver usando. “Alguns aplicativos serão apropriados para aparelhos móveis, como email ou download ilimitado de músicas, mas sempre haverá serviços como IPTV que requerem grande largura de banda, o que beneficia os acessos por linhas fixas”, concluiu Coham. (Da Redação, com noticiário internacional)

Anterior Vivo continua a perder mercado, mas mantém liderança.
Próximos Cultura lança programa de fomento à produção audiovisual