A Intelsat vai lançar um novo satélite para reforçar a cobertura sobre o continente asiático e a a região do Oceano Pacífico. O equipamento, batizado de Horizons 3e, chegou nesta semana à base de lançamento, e Kourou, na Guiana Francesa, de onde será colocado em órbita pela Arianespace. Além a empresa Sky Perfect JSAT também investiu no dispositivo, que foi fabricado pela Boeing.

O Horizons 3e terá capacidade em banda C e HTS em banda Ku. Será usado no reforço para redes móveis, conectividade de bordo (aérea, marítima e terrestre), além de atender a governos. Lançamento ao espaço está programado para ocorrer entre 17h56 e 18h31 (horário de Brasília) no dia 7 de setembro. Ele será posicionado a 169º Leste. A previsão é que entre em operação comercial no primeiro trimestre de 2019.

O equipamento é o primeiro da Intelsat com tecnologia EpicNG (capaz de combinar feixes e reutilizar frequências) a trazer feixes direcionáveis em banda Ku com amplificadores de potência. O satélite tem maior taxa de transferência de toda a frota da Intelsat EpicNG com interconectividade feixe em duas bandas comerciais e atualizações significativas de potência, eficiência e flexibilidade de cobertura. O amplificador ajusta a energia de cada feixe para atender demandas do cliente. (Com assessoria de imprensa)