Intel anuncia modem 5G


O modem Intel XMM 8160 5G (Crédito: Intel Corporation)

A Intel anunciou nesta segunda-feira, 12, o chip XMM 8160. Trata-se de um modem 5G para dispositivos móveis, que será vendido a fabricantes de aparelhos a partir do segundo semestre de 2019. A empresa diz que prevê a chegada ao mercado final, dentro de smarpthones, no primeiro semestre de 2020.

Coincidentemente, 2020 é também o ano em que a Apple deve lançar seus primeiros iPhones 5G, usando exclusivamente modems da Intel. A fabricante de chips afirma que acelerou o desenvolvimento e a produção em quase seis meses para garantir a chegada do produto ao mercado OEM no próximo ano.

A companhia afirma que o componente produz pouco calor, consome pouca energia é pode facilmente ser integrado aos smartphones atuais devido ao pequeno tamanho, inferior a uma moeda de cinco centavos americanos. O modem opera tanto em redes 2G, 3G e 4G, como nas futuras redes 5G. Segundo a empresa, poderá alcançar velocidades de download de 6 Gbps. Trabalhará com espectro acima e abaixo de 6 GHz. (Com assessoria de imprensa)

Anterior TCU quer evitar abusos de grandes fornecedores na venda de software ao governo
Próximos Via Direta recorre contra decisão do TCU sobre acordo Telebras/Viasat