Instituto TIM e prefeitura de São Bernardo criam app para gestão pública


O Instituto TIM e a prefeitura de São Bernardo do Campo, em São Paulo, criaram em conjunto um aplicativo de zeladoria urbana. O VcSBC funciona de forma colaborativa. Permite que o cidadão monitore e solicite serviços como varrição pública, coleta de lixo, poda de árvores, manutenção de áreas verdes, reparos de buracos na via pública, entre outros.

Os usuários podem enviar fotos e relatar os problemas detectados na cidade, bem como acompanhar o andamento de cada chamado. Basta se cadastrar, escolher a categoria do serviço, indicar a localização geográfica da ocorrência e postar uma foto. A partir daí, é gerado um protocolo e o morador é informado do andamento de sua solicitação. O aplicativo pode ser instalado gratuitamente em smartphones e tablets Android ou iOS, e também possui uma versão web.

A ferramenta faz parte do sistema ZUP (Zeladoria Urbana Participativa), plataforma em software livre criada pelo Instituto TIM com o objetivo de auxiliar na gestão pública de municípios. O ZUP pode ser adotado por qualquer município. (Com assessoria de imprensa)

Anterior CPqD anuncia solução de segurança móvel
Próximos Internet.org começa a funcionar em área rural da África do Sul