Ferreira: Mercado de internet ainda tem muito espaço para avançar

CEO da Vero, Fabiano Ferreira, defende que mercado de internet seguirá em expansão, já que a banda larga fixa no país tem demanda potencial de 90 milhões de clientes, calcula

Fabiano Ferreira, CEO da Vero Internet (crédito: Divulgação)

Por Fabiano Ferreira * – Quando falamos em internet, estamos falando de um serviço considerado, hoje, essencial para qualquer nação. Oferecer conexão de rede tem relação com infraestrutura, desenvolvimento econômico, geração de empregos e com o progresso da sociedade. Não se fala mais sobre telecomunicações sem falar em internet.

Olhando para o mercado, enxergamos que esse fenômeno tem evoluído rapidamente e tem potencial para continuar crescendo a dígitos bastante expressivos nos próximos anos.

Em uma análise do setor, os números comprovam essa tese: de 2007 a 2015, o mercado total de banda larga crescia a 1,9 milhões de consumidores anualmente, no período pré-pandemia (2015 a 2019) a média por ano ficou em 2,6 milhões e já entre abril de 2019 a abril de 2022, a expansão chegou ao auge, com 3,4 milhões de novos consumidores ao ano, impulsionada pela pandemia. É claro que seria injusto esperar números ainda maiores depois desse período, mas o que observamos é que a penetração de clientes continua crescendo e prova que a revolução digital no nosso país ainda tem boas oportunidades, já que entre abril de 2022 e abril de 2023, mapeamos um aumento de 4,4 milhões de assinantes.

Analistas de mercado concordam com essa leitura: um relatório do BTG Pactual divulgado em agosto dividiu o movimento de consolidação do setor de telecomunicações em três fases. O primeiro se trata das grandes ISP´s comprando players menores, que já observamos há alguns anos. O segundo – concretizado nos últimos meses, aponta a tendência de fusões entre as grandes ISP´s, que cada vez mais unirão sinergias e, por último, observaremos um processo de consolidação de mercado envolvendo as grandes empresas de telecomunicações.

Diante desse cenário e olhando a dimensão do nosso país, ficamos muito otimistas sobre o que esperar daqui para a frente. A pandemia acelerou a penetração de um mercado que ainda tem muito a entregar. Os nossos estudos estimam um potencial que ultrapassa 90 milhões de novos clientes, englobando residências e empresas e, até 2025, esperamos entre 8 e 10 milhões de assinantes – mas não é apenas a chegada de novos usuários que enxergamos.

Temos muito a evoluir e em infraestrutura, por exemplo, um dos grandes desafios – mas também uma grande oportunidade – é levar qualidade, instalação de fibra, internet rápida e um wi-fi mais potente a todas as regiões do país, com os mesmos atributos tão comuns aos grandes centros.

Outro ponto importante que deve englobar as principais discussões do mercado de Telecom nos próximos anos é a evolução da própria tecnologia: wi-fi 6, MVNO, tecnologia mesh, e acesso fixo sem fio (FWA, em inglês), são alguns dos exemplos de avanços que já estão em pauta e que ganharão força no futuro, trazendo ainda mais estabilidade de rede e velocidade.

Evidente que além de infraestrutura, os serviços com conteúdos relevantes e que agreguem cada vez mais valor na “comoditizada conectividade” serão determinantes para a diferenciação da proposta de valor do setor, mas deixo para falar deste assunto em um próximo texto.

As empresas que conseguirem olhar para esses pontos e aliá-los a um crescimento saudável e responsável, terão uma série de oportunidades de expansão pela frente. Há muitos locais com grande potencial de investimento no Brasil, basta saber onde e o que procurar.

* Fabiano Ferreira é CEO da Vero Internet, membro do conselho de administração na TelComp – Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas e da Arklok.

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