Consumidores 50+ foram os campeões de compras online em 2021

Correspondendo a 33,9% dos clientes do e-commerce, o público 50+ é mais exigente e requer soluções de pagamento com segurança no checkout.
Consumidores 50+ foram os campeões de compras online em 2021 - Crédito: Freepik
Crédito: Freepick

O e-commerce brasileiro cresceu durante a pandemia e registrou crescimento de 48% em 2021, ante 2020. A modalidade se consolidou como a primeira opção de compra para muitas pessoas e, de acordo com o levantamento da consultoria NielsenIQ|Ebit, os consumidores com mais de 50 anos foram os que mais compraram online em 2021.

Ralf Germer, CEO da PagBrasil, fintech especialista em pagamentos digitais no país, explica que essa nova realidade é reflexo das mudanças de consumo, aceleradas pela pandemia. Ele ressalta que o e-commerce precisa estar preparado para atender o público 50+. “O mercado precisa oferecer a melhor experiência de compra para fidelizar esse cliente e, para isso, é fundamental oferecer um checkout transparente, que transmita segurança e que facilite a conclusão da compra com métodos variados e alternativos”, explica.

Quem não investir em variedade de opções para fisgar esse consumidor pode ficar para trás. De acordo com dados do Bank of America, a renda de um brasileiro 50+ é superior à média das faixas etárias mais baixas, sendo responsável por movimentar em torno de R$ 1,6 trilhão por ano no país. Ou seja, esse público tem maior poder de compra e pode ser decisório. Para Germer, a principal forma de facilitar a jornada de compra do público 50+ é oferecer métodos e meios de pagamento que atendam às suas exigências. Ele elenca algumas opções mais procuradas por esse público.

Pagamento recorrente

Tendência no e-commerce, os clubes de assinatura ultrapassaram as barreiras do streaming e chegaram a diversos produtos no mercado. A modalidade permite aos consumidores o recebimento de seus produtos e serviços favoritos no conforto de suas casas e de forma recorrente, sem a necessidade de passar pelo processo de checkout mais de uma vez.

Boleto

O boleto ainda é um método muito utilizado no país e atende principalmente os consumidores mais tradicionais, por conta de uma sensação maior de segurança na transação. Existem boletos mais otimizados que permitem a confirmação de pagamento mais rápida e, alguns, podem até mesmo serem pagos com o Pix.

Pix

Com mais de 126 milhões de usuários cadastrados, de acordo com o Banco Central, o Pix é um dos meios de pagamento favoritos dos brasileiros. De acordo com estimativa da empresa estadunidense de tecnologia financeira FIS, a tendência é de que, até 2025, o número de usuários pode dobrar, devido a uma grande adesão ao método.

Link de pagamento

A modalidade vem adquirindo espaço no mercado de pagamentos pela comodidade, rapidez e segurança. O cliente recebe uma página completa de pagamento por meio de apenas um link, via SMS, rede social ou e-mail. Um grande diferencial, é oferecer variedade de métodos no checkout, para que o cliente escolha a opção que melhor o atenda.

(com assessoria)

Avatar photo

Redação DMI

Artigos: 1770