Icann abre nova consulta sobre transição de funções Iana


A Icann, corporação responsável pela gestão de nomes e números de domínio na internet, abriu uma nova consulta pública na última quarta-feira (22) sobre a transição das funções Iana à sociedade civil organizada. O texto, já um segundo rascunho da proposta, poderá ser comentado até 20 de maio. A previsão é que até 1º de junho a empresa divulgue os resultados e um novo documento.

A IANA era a antiga responsável pela gestão de nomes e domínios, entre outras funções, na internet mundial. Mas era submetida ao governo federal dos Estados Unidos. A Icann foi então criada para administrar estes números. Como a empresa ainda tem participação de órgãos governamentais norte-americanos (NTIA, ligada ao Departamento de Comércio), a comunidade engajada na transparência da governança da internet mundial vem pedindo a transferência do controle destas funções para alguma outra entidade multissetorial.

O Brasil é um dos país que mais vocalizaram, nos últimos anos, a necessidade de transferir a gestão das funções atribuídas à Iana a um organismo independente. A Icann formou um comitê de transição seis meses atrás, composto por 19 integrantes. Desde outubro, este grupo se reuniu 42 vezes.

A versão completa do documento em consulta pode ser acessada aqui, enquanto a página da consulta está aqui.

Anterior Importação de celulares despenca 51% em março
Próximos Investimentos do Funttel têm retorno de 500%, diz Minicom