IBM libera gratuitamente o Watson para as startups


Alexandre Dietrch, executivo do Watson: mais IA, melhor para todos / Foto: IBM

Em março, o maior banco privado do País, o Bradesco, atingiu a marca de 100 milhões de interações com seus clientes por meio da BIA, solução de Inteligência Artificial (IA) desenvolvida desde 2016 pela instituição a partir de uma plataforma da IBM, o Watson. Agora, a multinacional reforça que disponibiliza a sua plataforma, de forma gratuita, para as startups e empresas. O Watson Assistant, por exemplo, pode ser utilizado gratuitamente em até 10 mil chamadas por mês.

“O Bradesco atingiu 100 milhões de interações com 9 milhões de clientes”, comemorou Alexandre Dietrich, executivo de Watson da IBM Brasil. “Qualquer pessoa pode abrir uma conta gratuita no IBM Cloud, sem precisar colocar cartão de crédito, e ter acesso a todos os serviços oferecidos em nuvem para empresas”, acrescentou.  

E qual é o retorno para a multinacional? “Na verdade, quanto mais gente estiver usando IA melhor será para todos, e uma hora vai estar me pagando por aquilo ali [o Watson]. A diferença [entre uma pequena empresa e um conglomerado financeiro] é a escala”, diferencia o executivo do Watson e especialista em IA.

BB e foco em tributação

Além do Bradesco, há também o uso do Watson por outra grande corporação financeira, o Banco do Brasil, que tem um assistente inteligente para ajudar clientes do Private e do Estilo Digital a realizar transações financeiras e acessar informações gerais sobre os serviços da organização.

Em outras áreas, empresas de menor porte têm inovado com soluções em IA usando o Watson. A Busca.Legal criou um chatbot focado na área tributária, com informações sobre benefícios fiscais em qualquer estado do Brasil, informando ainda a base legal. O banco de dados da experiência contempla cerca de 2 milhões de produtos.

Anterior Elétricas poderão ter incentivos para dividir limpeza de postes com as teles
Próximos Softex e MCTIC abrem 3ª chamada para programa de apoio a startups