Imagem: Camila Sipahi, baseado em Freepik

Imagem: Camila Sipahi, baseado em Freepik

A IBM e a Visa anunciaram hoje, 16, parceria pela qual pretendem transformar quase todos os objetos conectados em potenciais pontos de cobrança (POS). A colaboração prevê o desenvolvimento de soluções que unem a plataforma de inteligência artificial Watson IoT aos serviços de pagamentos e tokenização da Visa.

As empresas explicam o acordo com um exemplo, o dos carros conectados.  Segundo elas, quando a tecnologia estiver implementada e disseminada, o motorista será alertado se a garantia ou licenciamento do carro estivesse quase vencendo ou se a data de substituição de uma peça estivesse próxima. Com essa informação, a pessoa poderia comprar as peças tocando em um botão, ou programar uma revisão na oficina de sua preferência. Poderia até pagar o combustível por meio de uma interação direta entre o carro e a bomba de gasolina.

Não foi revelado nenhum detalhes financeiro desse acordo, nem foram especificadas datas para que novos serviços sejam lançados. A parceria faz parte, porém, de estratégia da IBM para disseminar o uso do Watson na internet das coisas, um plano que deve consumir US$ 3 bilhões, US$ 200 milhões dos quais já consumidor em um centro de desenvolvimento na Alemanha. (Com assessoria de imprensa)