IBM anuncia construção de um laboratório de pesquisas no Brasil


A IBM anunciou hoje a instalação de uma unidade do IBM Research no Brasil, um centro dedicado a pesquisas voltadas para o desenvolvimento de tecnologias inteligentes. Um dos focos das pesquisas são dispositivos inteligentes que podem ser criados utilizando avanços na área de semicondutores, visando os desafios para construir um planeta mais inteligente. O laboratório …

A IBM anunciou hoje a instalação de uma unidade do IBM Research no Brasil, um centro dedicado a pesquisas voltadas para o desenvolvimento de tecnologias inteligentes. Um dos focos das pesquisas são dispositivos inteligentes que podem ser criados utilizando avanços na área de semicondutores, visando os desafios para construir um planeta mais inteligente. O laboratório será um centro de colaboração e inovação para empresas brasileiras e globais nas áreas de desenvolvimento e uso destes avanços.

Segundo a companhia, serão conduzidas no país também pesquisas focadas na descoberta, exploração e logística ligada a recursos naturais, inicialmente nas áreas de petróleo e gás e endereçando aspectos de sustentabilidade e segurança para as indústrias co-relacionadas; e sistemas humanos inteligentes, com ênfase em eventos de larga escala. O objetivo inicial deste centro é desenvolver inovações que serão usadas nos grandes eventos desportivos que serão realizados no Brasil, incluindo a Copa do Mundo em 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.

Em um segundo momento, outras áreas de possíveis pesquisas nesse laboratório poderão incluir: transporte inteligente, sistema de saúde inteligente, agricultura inteligente, assim como as tecnologias de informação necessárias para dar suporte a estas indústrias (incluindo supercomputação).

A equipe do novo laboratório iniciará suas operações imediatamente nos prédios da IBM em São Paulo e no Rio de Janeiro. E a empresa vai trabalhar com os governos locais para determinar onde serão as futuras instalações do laboratório de pesquisas da IBM no Brasil.

O IBM Research – Brasil é o nono laboratório de pesquisas da IBM no mundo e o primeiro da América do Sul. Segundo a empresa, o laboratório terá mais de 100 pesquisadores nos próximos cinco anos. (Da redação, com assessoria de imprensa)

Anterior BT lança data center virtual no Brasil
Próximos Alcatel-Lucent e Telefónica concluem testes em rede LTE na faixa de 700 MHz