Hughes se prepara para o Gesac


O mercado satelital nunca esteve tão aquecido como está em 2008. A afirmação é de Rafael Guimarães, diretor de marketing da Hughes. “Há uma série de projetos na inicitiva privada e de governo. Nunca houve uma junção de tantas oportunidades para as empresas que trabalham com satélites”, destacou o executivo. A licitação do Ministério das …

O mercado satelital nunca esteve tão aquecido como está em 2008. A afirmação é de Rafael Guimarães, diretor de marketing da Hughes. “Há uma série de projetos na inicitiva privada e de governo. Nunca houve uma junção de tantas oportunidades para as empresas que trabalham com satélites”, destacou o executivo. A licitação do Ministério das Comunicações para contratar serviços de conectividade para o Programa Gesac (Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão), prevista para acontecer no dia 2 de abril, foi adiada para dia 25 do mesmo mês.

Ele ressalta que dentre os principais projetos previstos para este ano está o do Gesac (Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão), que pretende levar acesso banda larga a 12 mil pontos de acesso espalhados nos 5.565 municípios brasileiros. “Vamos aparecer com propostas, trabalhar para otimizar custos, dentro da nossa competência. Pelo volume, é um dos maiores projetos do país nos últimos cinco ou seis anos, e nesse sentido é o projeto mais importante do ano para a Hughes”, explica Guimarães.

Mas o executivo ressalta que o “o foco no Brasil é sempre corporativo, muito pouco da nossa receita vem de governo, apesar deste ser uma parte importante”. Ele avalia que o bom momento do mercado é fruto de um conjunto de fatores, como o bom desempenho da economia, que se reflete nas telecomunicações, somado ao fato de que “as operadoras de satélite estão atingindo um grau de maturidade do avanço tecnlogico em igualdade com o provedor terrestre”, diz.

O objetivo da Hughes, que em 2007 faturou US$ 1 bilhão nas operações globais, é crescer de 30% a 40% em receitas no Brasil este ano. “Pretendemos crescer conquistando clientes e aumentando projetos atuais, e com oportunidades como os serviços de transmissão de vídeos de um ponto para múltiplos pontos (multicasting)”, conclui Guimarães.

Anterior Queda da Bovespa afeta ações de teles
Próximos Governo lança programa de conexão das escolas no início de abril