Hughes entra no consórcio OneWeb


A Hughes, provedora de internet por satélite controlada pela Echostar, anunciou hoje sua entrada no OneWeb, um consórcio multinacional de empresas de tecnologia para a construção de uma rede de satélites de baixa altitude. A iniciativa já conta com Qualcomm Inc., Virgin Group, Airbus Group, Bharti Enterprises, The Coca-Cola Company, Grupo Salinas e Intelsat.

O sistema da OneWeb irá implantar centenas de satélites em órbita terrestre baixa (LEO, sigla em inglês) para permitir a entrega de serviços de banda larga de baixa latência de alta qualidade, fixos e móveis, e com uma oferta combinada com redes celulares.

“Vamos usar a rede OneWeb para oferecer serviços à nossa base global de clientes e parceiros de distribuição”, disse Pradman Kaul, presidente da Hughes, em comunicado. Além de investir na empreitada, a Hughes desenvolverá o sistema em terra, incluindo gateways e terminais. Através das suas empresas de serviços nos EUA, Europa, Brasil e Índia e sua base de clientes e parceiros de distribuição no mundo inteiro, a Hughes ajudará a acelerar a adoção do satélite de banda larga por pessoas e empresas sem o serviço e sem serviços terrestres em todos os continentes. O valor do investimento realizado não foi divulgado.

Greg Wyler, fundador da OneWeb, diz que, com mais esse investimento, a exclusão digital deve acabar em 2019. “Junto com nossos empenhados e visionários acionistas fundadores colocamos os elementos-chave no lugar; regulamentação, tecnologia, lançamentos, satélites e operadoras comerciais em mais de 50 países e territórios”, disse.

Segundo ele, a próxima etapa da iniciativa “envolverá o trabalho com países, operadoras de telecomunicações e organizações de assistência, a fim de ajudá-los a realizar seus objetivos de acesso aberto e onipresente”. Também hoje, 25, a OneWeb divulgou ter recebido um aporte financeiro de US$ 500 milhões, em uma nova rodada de investimentos das empresas que participam do projeto. (Com assessoria de imprensa)

Anterior Sistema de telemática Onstar chega ao Brasil no Chevrolet Cruze
Próximos "Governo ganhou com desoneração", afirma Abinee