Huawei terá showroom da tecnologia 5G em Brasília


Representante da Huawei cumprimenta governador Ibaneis Rocha / Foto: Renato Alves (Agência Brasília)

A fabricante Huawei firmou hoje, 26, parceria com o Governo do Distrito Federal para montar dentro de 90 dias um showroom em uma área destinada a polo tecnológico para mostrar como será a tecnologia 5G, cujo leilão deverá acontecer no primeiro trimestre de 2020. A iniciativa promete ser o primeiro espaço permanente de exposição da tecnologia no país.

A inauguração acontece em um momento em que a fabricante sofre restrições no mercado dos Estados Unidos, de onde deve ser banida em agosto.

A questão, no entanto, não parece preocupar Ibaneis Rocha, o governador do Distrito Federal. “Essa é uma briga que vejo muito mais do ponto de vista comercial do que tecnológico”, declarou.

Na semana passada, o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, declarou à revista Veja que o governo brasileiro não fechou questão a respeito do uso de equipamentos da empresa chinesa Huawei nas redes de 5G que serão instaladas no país.

Degustação

A parceria com a Huawei, sem desembolso de recursos públicos, foi firmada entre a Biotic S/A, subsidiária da Terracap, empresa do governo de Brasília. Vão iniciar a fase de testes no espaço que vai ser instalado no Parque Tecnológico de Brasília.

No espaço será oferecida aos visitantes uma degustação sobre o funcionamento dos aparelhos já adaptados para a 5G, a exemplo de conversa a distância com hologramas dos interlocutores como se um estivesse na frente do outro.

Na mesma cerimônia, o governador anunciou também o lançamento de  programa de aceleração de startups, com recursos de parceiros e do governo que será gerido pelo Banco de Brasília (BRB).

Anterior Sancionada Lei das Agências Reguladoras, com oito vetos
Próximos TIM terá 37 data centers em 29 cidades