A solução FDD LTE Space, que permite a evolução das redes LTE orientadas para o 5G, foi lançada pela Huawei em evento anual da companhia. A tecnologia, que estará disponível em 2019, aumenta cobertura e capacidade de banda, além de proporcionar melhor experiência de usuário e abrir novas oportunidades para inovações na área de serviços. De acordo com a Huawei, com a implantação da solução, as redes LTE poderão atingir uma velocidade de 50 Mbps a qualquer momento e lugar.

Com base na plataforma SingleRAN Pro da Huawei, a solução possibilita redes wireless inteligentes geridas automaticamente, gerando maior agilidade em serviços e automação em suas instalações. A plataforma viabiliza o aumento de áreas conectadas ao cobrir todo o processo de instalação de novos serviços, indo desde seu desenvolvimento até a expansão da escala dos negócios e permite a construção de redes 5G com compatibilidade regressa com as redes 2G, 3G e 4G, maximizando o retorno dos investimentos das operadoras.

Segundo a Huawei, a solução Space é baseada no modelo 3GPP Release 15 e possui tecnologia IoT celulares, que permite que uma única célula mantenha até 50 mil conexões, resultando uma maior conectividade entre pessoas, coisas e indústrias. Utilizando a tecnologia MIMO e uma única CPE, a Space pode atingir um aumento de até 5 vezes na eficiência do uso de espectro.

Para facilitar a incorporação da tecnologia em cenários diferentes, a Space inclui uma solução ‘AnySite’ que adapta suas funções para ambientes como hotspots urbanos, áreas residenciais, buracos de cobertura em locais fechados, áreas rurais e ferrovias com menor custo para construção de instalações e fácil implantação.(Com assessoria de imprensa)