PORTAL DE TELECOM, INTERNET E TIC

Política Industrial

Huawei ajudará MCTIC a estudar viabilidade do 5G no Brasil

CEO da Huawei no Brasil afirma que empresa está comprometida em ampliar investimentos localmente

Foto-MOU-huawei

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e a Huawei, fabricante de soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), assinaram na última semana de 2017 um Memorando de Entendimento. Pelos termos, a empresa chinesa vai colaborar em programas de pesquisa, cooperação técnica e desenvolvimento em áreas dos serviços de telecomunicações e tecnologia da informação.

A cooperação abrange estudos de viabilidade técnica e econômica para expandir a banda larga no país por meio da tecnologia 5G e de redes de fibra óptica (all-fiber network, em inglês). A Huawei espera que o acordo ajude a atingir metas estratégicas do MCTIC, entre as quais,  triplicar o número de residências conectadas por fibra óptica e dobrar o número de sites de banda larga móvel, além de elevar a contribuição do setor de telecomunicações e TI para mais de 10% do PIB, em cinco anos.

O Memorando também inclui recomendações de políticas públicas para fomentar aplicações de cidades inteligentes e seguras, a adoção massiva da computação em nuvem e a preparação do ecossistema de internet das coisas (IoT), bem como a capacitação técnica de talentos de TICs.

“A internet é um direito fundamental do cidadão e o ministério está empenhado em levar a internet para todas as localidades para que todos os brasileiros tenham acesso ao conhecimento. Agradeço a Huawei por ter proposto iniciativas e investimentos que colaborem com a inclusão digital e social, com estudos e recomendações que nos ajudarão a levar a conectividade para mais brasileiros”, afirma o ministro Gilberto Kassab.

Os valores previstos de investimento não foram detalhados. Mas a fabricante garante que virão. “Próximos a completar o vigésimo aniversário da operação brasileira, estamos totalmente comprometidos em ampliar investimentos e compartilhar nosso conhecimento”, afirma Yao Wei, o CEO da filial local da Huawei. (Com assessoria de imprensa)

TEMAS RELACIONADOS

ARTIGOS SUGERIDOS