HP volta ao topo do ranking mundial de fabricantes de PCs


Computador - photo by Sage Solar CC 2.0A companhia norte-americana HP Inc retomou o primeiro lugar no ranking mundial de fabricantes de PCs, da consultoria IDC. A empresa despachou, no primeiro trimestre do ano, 13,14 milhões de computadores, entre desktops e notebooks. Isso representou um aumento de 13,1% em suas vendas, na comparação com o mesmo trimestre de 2016.

A Lenovo, que se manteve no posto pelos últimos três anos, ficou em segundo lugar. A chinesa vendeu 12,32 milhões de unidades, após crescer 1,7% em um ano. A Dell manteve o terceiro lugar (9,5 milhões de unidades vendidas e crescimento de 6,2%). A Apple continuou em quarto lugar, com 4,2 milhões de Macs remetidos ao varejo ou clientes (alta de 4,1%). Enquanto a Acer manteve a quinta posição, após fabricar 4,12 milhões de peças e crescer 2,9%.

A movimentação no ranking está ligada a vendas mais altas de notebooks por parte da HP em todo o mundo, ao mesmo tempo que a Lenovo perdeu mercado nos Estados Unidos. Ali, a empresa vendeu 4,2% menos unidades no trimestre do que um ano atrás.

Ao todo foram vendidos pelos fabricantes 60,3 milhões de computadores no mundo no primeiro trimestre do ano, um crescimento de 0,6% ano a ano. O resultado veio melhor que o previsto pela própria IDC, que em janeiro previra uma queda de 1,8% neste mercado. “Embora 0,6% signifique estabilidade, é o primeiro resultado positivo desde 2012”, ressalta a consultoria em relatório. (Com assessoria de imprensa)

Anterior Datora Mobile conclui implantação de núcleo de rede virtualizado
Próximos Fazenda autoriza aumento de 7,45% das tarifas postais