HP quer crescer no mercado de smartphone vendendo para o consumidor final


Com uma presença pequena no mercado de smartphone, focada no segmento corporativo, a HP trabalha para ampliar sua participação nesse setor com a venda de novos produtos também para o consumidor final. A fabricante, que já comercializa os produtos dessa linha no mercado brasileiro desde 2006, com equipamentos importados da China, se prepara, agora, para …

Com uma presença pequena no mercado de smartphone, focada no segmento corporativo, a HP trabalha para ampliar sua participação nesse setor com a venda de novos produtos também para o consumidor final. A fabricante, que já comercializa os produtos dessa linha no mercado brasileiro desde 2006, com equipamentos importados da China, se prepara, agora, para lançar, no final deste ano, smartphones 3G para o consumidor final. "Estamos trabalhando para lançar aparelhos com design e interface com mais atrativos  para o consumidor final", informa Tatiana Torres, gerente de produtos smatphones da HP Brasil. A estratégia é colocar os aparelhos nas grandes lojas de varejo ainda neste ano e ampliar as ações de posicionamento da marca ao longo de 2010.

"Hoje já temos o produto nas principais operadoras, mas exclusivo para o segmento corporativo", destaca Tatiana, enfatizando que pretende intensificar a parceria com as operadoras para entrar no mercado de varejo. Para isso, os smartphones ganharão novas funcionalidades como MP3 e interface mais amigável para que o usuário customize sua tela. Os atuais smartphones, para o segmento corporativo, são comercializados com soluções e funcionalidades voltadas a esse setor, com processadores de alta performance, permitindo, por exemplo, o uso do aparelho para automatizar a força de vendas, serviços em campo, etc. Com as vendas também no varejo, a expectativa da HP é de dobrar sua participação no mercado de smartphones brasileiro. Tatiana acredita que esse mercado terá crescimento da ordem de 25% a 35% este ano e em 2010.

No mais recente lançamento da empresa no Brasil, em abril, a HP já trouxe um smartphone 3G que, além das funcionalidades do corporativo, tem atrativos para o uso pessoal do aparelho pelo executivo.  O HP iPAQ Voice Messenger tem teclado alfanumérico slide-out integrado de 20 teclas, que permite ao usuário acessar aplicativos de voz, e-mail, internet e GPS. O aparelho possui suporte às redes HSDPA, HSUPA, triband UMTS e quadriband GSM/GPRS/EDGE e Wi-Fi, tela touchscreen de 2.8 polegadas, conexão bluetooth, memória expansível de até 8GB, suporte ao Microsoft Exchange, integração a Windows Live Messenger e câmera de 3.1 megapixels. Além desse lançamento, a empresa tem outros dois modelos de smartphones 3G comercializados no país.

Anterior Huawei lança ERB para áreas rurais
Próximos Anatel quer limpar faixa de 450 MHz para levar banda larga às escolas rurais