HP lança servidor para Big Data


A HP lançou um servidor desenvolvido para ajudar os clientes a operacionalizar o grande volume de dados não estruturados gerados na empresa, uma tendência chamada de Big Data. Segundo a companhia, a adoção do servidor gera novas oportunidades de negócio e possibilita economizar até US$1 milhão em três anos. O servidor HP ProLiant série SL4500 oferece …

A HP lançou um servidor desenvolvido para ajudar os clientes a operacionalizar o grande volume de dados não estruturados gerados na empresa, uma tendência chamada de Big Data. Segundo a companhia, a adoção do servidor gera novas oportunidades de negócio e possibilita economizar até US$1 milhão em três anos.
 
O servidor HP ProLiant série SL4500 oferece desempenho, produtividade e eficiência de custo máximo em uma solução ultradensa, específica para cargas de trabalho pesadas, como a que Big Data exige. Desenvolvido com base na Infraestrutura Convergente da HP, o servidor oferece um projeto altamente eficiente que consome até 50% menos espaço físico e 61% menos energia, com custo 31% inferior e uso de cabos 63% menor. (1)
 
“Os ambientes do aplicativo Big Data, como Hadoop, warehouses de dados MPP, análise de Big Data e armazenamentos de objetos, apresentam diferentes requisitos de carga de trabalho”, afirma Dan Vesset, vice-presidente de pesquisas de Business Analytics da IDC. “Devido à enorme e variada quantidade de dados de rápida movimentação que precisa ser armazenada e acessada de forma rápida, e também aos requisitos diferentes dos usuários finais, essas cargas de trabalho podem ser altamente variáveis, complexas e ineficientes para serem gerenciadas caso sejam executadas em uma infraestrutura de hardware tradicional. Para alcançar todo o potencial do Big Data, é imprescindível que a infraestrutura subjacente seja otimizada para a carga de trabalho”, conclui.
 
Arquitetura modular 
O projeto modular do servidor HP ProLiant série SL4500 oferece variadas configurações de computação e armazenamento que permitem que os clientes otimizem a infraestrutura para aplicativos com cargas de trabalho específicas, eliminando a necessidade de combinar hardware incompatível para a infraestrutura de suporte.
 
Com uma arquitetura única e eficiente, o servidor HP ProLiant série SL4500 é compatível com diversos fornecedores de Apache Hadoop, incluindo Cloudera e Hortonworks, e também com outros softwares, como o OpenStack Cloud Software e o MongoDB.
 
“Empresas que utilizam a plataforma Cloudera para Big Data se beneficiam da implantação de componentes de infraestrutura otimizados para demandas extremas de cargas de trabalho,” afirma Tim Stevens, vice-presidente de Business and Corporate Development da Cloudera. “Ao projetar um servidor específico para Big Data, a HP está oferecendo ao mercado uma visão completamente nova do processamento de enormes conjuntos de dados de forma eficiente e econômica”, analisa. (Da redação, com assessoria de imprensa)
 

Anterior Desenvolvimento aprova transferência do controle acionário da CCE à Lenovo
Próximos Novas empresas aderem ao grupo de desenvolvimento de LTE em 450 MHz