Hispasat lança satélite para atender eventos esportivos no Brasil


(Crédito: Hispasat/Divulgação)
(Crédito: Hispasat/Divulgação)

O grupo Hispasat lançou no sábado (22) com êxito seu décimo primeiro satélite, o Amazonas 4A, às 19:04, horário de Brasília, a partir da base da Agência Espacial Europeia situada em Kourou, na Guiana Francesa. O satélite – desenvolvido para oferecer serviços audiovisuais de forma a atender a demanda gerada pelos eventos esportivos a serem realizados no Brasil – ainda passará por testes, que levarão algumas semanas, na órbita geoestacionária.

Com uma vida útil de 15 anos, o novo satélite será operadora pela Hispamar Satélites, empresa brasileira do grupo, cobrirá a América do Sul, desde a Venezuela e a Colômbia até ao sul da Argentina e do Chile.

O Amazonas 4A foi fabricado pela empresa Orbital a partir de sua plataforma GeoStar 2 4e e recebeu aporte de 140 milhões de euros. Possui uma massa de lançamento de quase 3 toneladas e mede mais de 23 metros de largura e 4,7 metros de altura. O novo satélite conta com 24 transponders em banda Ku, 2 antenas desdobráveis e controle de estabilização em três eixos, “que garante uma grande precisão de apontamento”, afirmou a Hispasar.

Anterior Bens reversíveis: contrato de concessão vai ter que lidar com este tema.
Próximos Claro inicia oferta de 4G para clientes pré-pagos e controle