Quem vai ocupar a cadeira de Moisés Moreira no conselho da Anatel?

Há pelo menos cinco nomes na disputa pelo cargo e um representante do Centrão, na Câmara, tentando emplacar um indicado. No governo, fala-se em deixar a escolha para 2024.

O vice-presidente da Anatel Moisés Moreira ainda participará de duas reuniões do Conselho Diretor da agência nos dias 24 e 26 de outubro, antes de deixar a cadeira que ocupa na autarquia, em novembro, devido ao término de seu mandato. A movimentação em Brasília para escolha de substituto, no entanto, já está acontecendo, e os nomes começam a circular. Há diversos interessados em indicar ou ocupar o assento.

No governo, o que se comenta é que a escolha deve acontecer somente em 2024. Com isso, em novembro e dezembro a cadeira será ocupada por André Gustavo Farias Gonçalves, atual Gerente de Planejamento, Operação e Manutenção de Redes da Anatel.

Ele é o próximo da lista tríplice atualmente em vigor. Esta lista determina quais funcionários da agência substituem interinamente, por seis meses, um conselheiro em caso de vacância, e foi editada em 2022 por Jair Bolsonaro. Em 2024, Lula editará outra, pois os outros nomes da lista são Nilo Pasquali, que já presidiu a agência depois da saída de Leonardo Euler e antes da posse de Carlos Baigorri; e Wilson Wellisch, servidor que está emprestado ao MCOM.

Abaixo, elencamos os candidatos cujos nomes circulam nos bastidores do DF, sem nenhuma ordem em particular:

Frederico Siqueira Filho
O presidente da Telebras, Frederico de Siqueira Filho, discursa durante solenidade de posse na estatal | Foto: Rafa Neddermeyer / Agência Brasil

Atual presidente da Telebras, Frederico de Siqueira Filho é tido como o candidato do Ministro das Comunicações, Juscelino Filho. É graduado em Engenharia Civil pela Universidade de Pernambuco. Possui mais de 26 anos de experiência profissional no setor de telecomunicações/TI, dos quais 21 anos dedicados à Oi, na qual passou por nas áreas de Operações, Planejamento, Institucional Regulatório e Comercial. Começou a carreira em 1997 como coordenador técnico de engenharia na Autelserv Telecomunicações, conforme o site da Telebras.

Indicado do Centrão

Aqui não há ainda um nome claro em vista. O que se comenta é que o deputado Antonio Cezar Correia Freire, o Cezinha de Madureira, trabalha para emplacar um nome próprio, com apoio do “centrão” da Câmara dos Deputados. Pastor, radialista e jornalista, Cezinha é do PSL de SP, da bancada evangélica e da Frente Parlamentar da Radiodifusão.

Wilson Wellisch

Nome aventado por radiodifusores, Wilson Diniz Wellisch é servidor de carreira da Anatel desde 2011, onde já foi Presidente Substituto por figurar na lista tríplice. Cedido ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações em 2019, atuou como Diretor do Departamento de Inclusão Digital, Secretário de Telecomunicação Substituto e Secretário de Radiodifusão. Foi Diretor do Departamento de Projetos de Infraestrutura de Telecomunicações e Banda Larga do Ministério das Comunicações até março de 2021, e atualmente é Secretário de Comunicação Social Eletrônica do MCOM.

Abraão Balbino
Abraão Balbino, superintendente executivo da Anatel (crédito: Reprodução)

Nome apresentado pelo presidente da Anatel, Carlos Baigorri, Abraão Balbino e Silva é hoje o superintendente-executivo da Anatel. Em que atua na gestão regulatória das áreas técnicas da Agência e correspondente interface com a Presidência e o Conselho Diretor. Antes, foi titular da Superintendência de Competição, responsável pela regulação econômica das prestadoras de serviços de telecomunicações, pela análise do ambiente competitivo e societário, avaliação e precificação das estruturas de custos e valoração dos serviços, além de mediar o relacionamento entre prestadoras e entre estas e entes externos.

Thiago Cardoso Henriques Botelho

Thiago Botelho, ouvidor da Anatel: recomendação ao Conselho Diretor para a criação de diretriz de combate à pirataria

Nome técnico, Thiago Cardoso Henriques Botelho é hoje Gerente Regional nos Estados de Pernambuco, Paraíba e Alagoas. Conforme o site da Anatel, é graduado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com pós-graduação em Política e Estratégia pela Escola Superior de Guerra (ESG) e mestre em Economia de Empresas pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Servidor de carreira da Anatel desde 2007, foi assessor do Conselho Diretor, gerente de Fiscalização, Ouvidor. Também foi assessor parlamentar da Agência Nacional de Cinema (Ancine).

Vinícius Caram
Vinicius Caram posa à frente de parede de madeira com o logo da Anatel ao fundo
Vinicius Caram, Superintendente de Outorga e Recursos à Prestação da Anatel (Foto: Divulgação)

Vinícius Oliveira Caram Guimarães teria apoio de ala da radiodifusão. Ele é hoje Superintendente de Outorga e Recursos à Prestação da Anatel. Ele é Mestre em Engenharia de Telecomunicações e pós-graduado em Gestão de Telecomunicações pela Universidade de Brasília (UnB). Especialista em Governança e Controle da Regulação pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Servidor da Agência desde 2011, passou pelas áreas de regulamentação, Gestão de Infraestruturas Críticas e foi gerente de Controle de Obrigações de Qualidade.

Avatar photo

Rafael Bucco

Artigos: 4107