GSM terá meio bilhão de assinantes nas Américas até o fim de 2008


A tecnologia móvel GSM, incluindo o EDGE e o UMTS/HSPA, deve atingir meio bilhão nas de assinantes até o final deste ano nas Américas, de acordo com as previsões da Informa Telecoms & Media. As tecnologias da família GSM ganharam participação de mercado em 2007, e continuam como a maior tecnologia móvel sem fio nas …

A tecnologia móvel GSM, incluindo o EDGE e o UMTS/HSPA, deve atingir meio bilhão nas de assinantes até o final deste ano nas Américas, de acordo com as previsões da Informa Telecoms & Media. As tecnologias da família GSM ganharam participação de mercado em 2007, e continuam como a maior tecnologia móvel sem fio nas Américas, com 64% do mercado. Em 2007 foram registrados 110 milhões de novos assinantes no Ocidente, totalizando 420 milhões de assinantes GSM/UMTS. Esse número deverá alcançar, até o final de 2012, 636 milhões de assinantes, entre os quais 186 milhões serão assinaturas para o UMTS/HSPA.

Na América Latina e Caribe, a tecnologia GSM adicionou 95 milhões de assinantes nos últimos 12 meses. O total de assinantes na região é de quase 307 milhões, com uma participação no mercado sem fio de 80%, 13 pontos percentuais acima dos 65% de market share do ano anterior. Os mercados emergentes, como Venezuela e Peru, mostram crescimento anual de 168% e 112%, respectivamente. Atualmente há mais de 700 operadoras GSM operam em todo o mundo, em mais de 220 países. Esse número inclui 265 implementações da tecnologia EDGE.

Entre os serviços 3G disponibilizados pelas redes UMTS/HSPA estão capacidades de roaming e compatibilidade retroativa. Em todo o mundo, são 211 redes comerciais UMTS em serviço contra apenas 155 no ano passado. As redes HSDPA praticamente dobraram em todo o mundo e os resultados são 182 redes, das quais 31 incluem capacidade de uplink HSUPA. (A 3G Americas chama essas 31 redes de redes HSPA).

Em 2007, o GSM/UMTS agregou mais de 622 milhões de assinaturas, totalizando mais de 2,9 bilhões de assinaturas em todo mundo e 87% do mercado global móvel sem fio. A previsão da Informa Telecoms & Media para 2008 é que esse número atinja meio bilhão de assinaturas UMTS/HSPA no mundo. Em 2012, a previsão da Informa é que o mercado 3G deve ter 1,7 bilhão de assinaturas , das quais 1,3 bilhão devem ser da tecnologia UMTS/HSPA, o que representará 78% do mercado.

A perspectiva de crescimento é auxiliada, por exemplo, por previsões de operadoras como a Vodafone,  reconhecendo que com as redes 3G, a internet móvel vai ser um grande negócio para a telefonia móvel, conforme artigo do site especializado Teleco (http://www.teleco.com.br/emdebate/eprado35.asp). (Da Redação, com assessoria de imprensa 3G Americas)

Anterior Anatel não vai mais à justiça para cobrar dívida pequena
Próximos Brisa contrata Balbino para diretoria de negócios de telecom