Governo contrata Telebras por R$ 663 milhões para o Gesac


Satelite-TelebrasO Ministério da Ciência Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) resolveu contratar diretamente a Telebras, sua subsidiária, para atender ao programa GESAC- Governo Eletrônico Serviço de Atendimento ao Cidadão. O valor do contrato será de R$ 663,575 milhões por cinco anos.

Atualmente, o Gesac é atendido por um consórcio entre a Embratel, e Oi, que venceram a licitação em 2014, por um período de quatro anos com a previsão de atendimento de 18 mil pontos, que foi reduzido para cerca de 11 mil pontos, mas atualmente só conecta 5,3 mil pontos em todo o país.  Esse contrato termina em junho de 2018

A contratação direta da Telebras se deu por “inviabilidade de competição”, conforme prevê o artigo 25 da Lei 8.666, a lei de licitações públicas.

Ontem, o ministério publicou as novas regras de funcionamento do programa Gesac. Definem, entre outras coisas, quais tipos de localidades poderão receber infraestrutura de empresas, que tipo de empresas poderão pleitear o credenciamento, e que instituições (como centros de inclusão digital ou ONGs) poderão solicitar o acesso. No primeiro momento, o foco é levar conectividade a localidades remotas que são atendidas apenas com um orelhão.

 

Anterior Temer assina MP que autoriza reinvestimento de glosas da Lei de Informática
Próximos Abinee vai propor política nacional para setor eletroeletrônico a candidatos