Governo italiano vai aumentar participação na Telecom Italia


O governo italiano vai comprar mais ações da Telecom Italia – grupo local dono da TIM no Brasil. Fará isso através do banco estatal Casa Depositi e Prestiti. A aquisição de papeis se dará aos poucos, até que se chega ao patamar de 10% das ações da operadora. Atualmente, o banco tem 5% de participação.

Em comunicado, o Casa Depositi afirma que a compra de mais papeis da companhia de telecomunicações condiz com a missão do banco de apoiar o desenvolvimento de infraestrutura estratégica na Itália. Diz, também, que apoia “o desenvolvimento e o processo de criação de valor iniciado pela companhia em um setor prioritário para o país”.

Significativa, a aquisição pode mudar a correlação de forças dentro da administração da Telecom Italia. A Vivendi, empresa privada francesa de mídia, continuará a deter 24% do grupo italiano. O fundo Elliott manterá seus 9,5%. Mas terá como aliado o banco estatal, e juntos, terão mais de 20% das ações da tele, precisando de pouco para deter o controle.

O Casa Depositi é o principal acionista de outra operadora, a Open Fiber, dona de uma rede óptica em construção que vai atravessar a Itália. O banco apoia proposta do Elliott para que a Telecom Italia se desfaça de seus ativos fixos que, após o desmembramento, poderiam ser fundidos à rede da Open Fiber. (Com agências internacionais)

Anterior Anatel nega existência de controle cruzado entre Nextel e Oi
Próximos Teles contestam lei de Santa Catarina que proíbe comercialização de SVA

Sem comentários

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *