Governo dos EUA vai incentivar desenvolvimento da inteligência artificial


O presidente dos Estados Unidos Donald Trump assinou na noite de ontem, 11, ordem para que o governo daquele país incentive o desenvolvimento de inteligência artificial.

Batizado de “Iniciativa Americana para IA”, o programa determina que o governo federal priorize a destinação de recursos à pesquisa no segmento a fim de assegurar que “as próximas grandes invenções em IA se deem nos EUA”.

Haverá mais dinheiro para a pesquisa de longo prazo. O texto não diz, porém, quanto haverá de recursos, nem de onde sairão.

Os cientistas e desenvolvedores poderão acessar dados de e recursos computacionais do governo. As agências de estado deverão incentivar a formação profissional específica para a área, promovendo a educação de ciências, tecnologia, engenharia e matemática. As mulheres e meninas serão foco de iniciativas educacionais.

O programa também prevê aumento do escrutínio público sobre o uso que será feito da inteligência artificial. A agências reguladoras federais deverão estabelecer parâmetros para como a IA poderá ser usada em diferentes setores. O NIST, espécie de ABNT norte-americana, vai liderar a definição de normas técnicas e padrões de segurança para sistemas de IA.

Anterior Ministério Público contesta decreto que alterou regulamentação da LAI
Próximos Nokia anuncia soluções de IoT para o agronegócio