Governo de SP usa SMS em programa de geração de emprego


O governo do Estado de São Paulo colocou em funcionamento um projeto para ajudar os trabalhadores a conseguirem uma vaga no mercado de trabalho, que faz uso da internet e de aparelhos móveis. O Emprega São Paulo, implementado pela Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho do Estado (Sert), usa um sistema que cadastra via …

O governo do Estado de São Paulo colocou em funcionamento um projeto para ajudar os trabalhadores a conseguirem uma vaga no mercado de trabalho, que faz uso da internet e de aparelhos móveis. O Emprega São Paulo, implementado pela Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho do Estado (Sert), usa um sistema que cadastra via Web o currículo dos candidatos e as vagas abertas pelas empresas, cruza os dados e envia mensagens de texto (SMS) para os candidatos informando que existe uma vaga na sua área. Os dados enviados, tanto pelas pessoas físicas quanto pelas empresas, são checados por uma equipe de 50 profissionais do call center.

Segundo o coordenador do programa na Sert, Marcelo Oliveira de Mello, o sistema faz o cruzamento de 16 variáveis e no momento em que encontra uma vaga compatível com o currículo do candidato inscrito dispara a mensagem de texto. O piloto foi desenvolvido no ano passado e entrou em funcionamento pleno em março deste ano, quando foram enviados 33,326 mil torpedos, de uma base que já soma 945 mil candidatos cadastrados; 52 mil empresas, com a oferta de 424 mil vagas.

Para disparar os torpedos, a Secretaria utiliza os serviços da Comunika, broker que venceu a licitação realizada pelo Prodesp, a companhia de processamento de dados no estado de São Paulo.

A próxima etapa do projeto Emprega São Paulo é fazer a integração do sistema com outros sistemas do governo estadual e implementar um BI (Business Intelligence). O programa está disponível para os 645 municípios do Estado de São Paulo. O sistema foi apresentado hoje por Marcelo Oliveira no 5º Wireless Mundi, que está sendo realizado pela Momento Editorial para discutir os novos governos municipais e as oportunidades trazidas pelas tecenologias sem-fio. Outras informações no endereço www.empregasaopaulo.sp.gov.br (Da redação)

Anterior Ceará começa a operar o Cinturão Digital em agosto
Próximos Qualidade percebida pelos usuários é a novidade do PGMQ