Governo capitaliza a Finep com transferência de ações da Telebras e BNB


Decreto da presidente Dilma Rousseff, publicado nesta quarta-feira (4) determina a transferência de ações da Telebras e do Banco do Nordeste Brasileiro (BNB) para a Finep. O objetivo é aumentar o capital social da agência que financia a inovação em R$ 200 milhões, sem a necessidade de emitir ações.

As ações da estatal e do banco de desenvolvimento a serem transferidas são em número que excede a manutenção do controle das duas empresas pela União. A capitalização será efetivada após deliberação favorável do conselho de administração e pronunciamento do conselho fiscal da instituição.

Com isso, a Telebras, que nunca recebeu o volume de recursos prometido pelo governo, perde mais capital, comprometendo a expansão da rede de fibra óptica do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL).

De acordo com o decreto, A capitalização será efetivada após publicação de ato do Ministro de Estado da Fazenda, que definirá a metodologia de cálculo do valor da subscrição, a espécie e a classe de ações a serem transferidas à Finep. Caberá à Secretaria do Tesouro Nacional adotar providências relativas à transferência das ações e assegurar que a operação não represente perda do controle acionário da União na Telebras e no BNB.

Anterior Anatel fará forte intervenção nos serviços privados com o regulamento de atendimento
Próximos Anatel define tarifas de VU-M de teles com PMS para 2014 e 2015. Redução chega a 50%.