Governo amplia serviço de informações sobre comércio exterior


O governo lançou a nova versão do Serviço Brasileiro de Informações de Comércio Exterior (Comex-Responde), que unifica o atendimento por meio de 23 órgãos públicos do governo federal para responder dúvidas sobre diversos temas da área, como normas e estatísticas de exportação e importação, acordos comerciais, oportunidades comerciais, propriedade intelectual, logística e transportes, entre outros.

O Comex-Responde é gerido pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic) e, com a ampliação, todos os órgãos intervenientes passam a utilizar o canal para responder às questões dos usuários e providenciar esclarecimentos sobre os assuntos de suas áreas de competência.

De acordo com o secretário de Comércio Exterior, Daniel Godinho, a iniciativa está em sintonia com o estabelecido pelo Acordo de Facilitação de Comércio da Organização Mundial do Comércio (OMC), firmado em dezembro do ano passado na Conferência Ministerial da entidade, em Bali, na Tailândia. “O Brasil está se antecipando em relação à programação estabelecida em Bali e o país será líder no desenvolvimento das ferramentas previstas no acordo de facilitação comercial”, avaliou.

A prestação das informações no Comex-Responde é gratuita e a consulta é realizada de forma clara e objetiva. Cabe ressaltar, no entanto, que não é objeto de resposta do serviço solicitações de providências e consultas relativas a processos e requerimentos individuais. O serviço contabilizou mais de 100 mil acessos no mês de maio e a expectativa é de que o número de usuários aumente ainda mais, a partir de agora, com a integração dos órgãos. (Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior)

 

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