Google vai mapear propriedades e estradas rurais de SP


O Google vai mapear todas as propriedades e estradas rurais do estado de São Paulo. A iniciativa faz parte de um acordo com o governo do estado. Identificadas as propriedades e formas de acesso, todas passarão a contar com um endereço. Segundo cálculos do governo paulista, há 340 mil propriedades rurais no estado nas quais vivem 2 milhões de pessoas.

Realizado o mapeamento no campo, há expectativa de que o Google amplie o projeto, identificando e atribuindo endereços digitais a residências de comunidades em áreas urbanas.

Segundo o Google, o endereçamento digital das propriedades rurais será possível graças à tecnologia Plus Codes, ferramenta gratuita que converte coordenadas de latitude e longitude fornecidas por satélite em códigos curtos, semelhantes aos códigos postais. O governo do estado vai incorporar a tecnologia a seu sistema interno e disponibilizará o endereço digital aos residentes das áreas rurais.

Além de colocar as propriedades rurais no mapa, o Plus Codes também servirá como base para iniciar o registro de 60 mil quilômetros de estradas que ainda não foram mapeadas nos 645 municípios do estado.

A meta do Governo do Estado é de que em seis meses já exista uma extensa base de dados, uma espécie de repositório de informações estratégicas para a construção de políticas públicas efetivas para diferentes regiões do Estado. O Instituto de Economia Agrícola (IEA), órgão de pesquisa do governo paulista, subordinado à Secretaria de Estado da Agricultura, será o responsável pela execução dos trabalhos.

A partir do mapeamento das estradas, o programa também irá reforçar a atuação da polícia, que tem por meta a presença ostensiva da Polícia Militar em toda a área rural de São Paulo. O plano inclui a distribuição de mapas para órgãos estaduais e também o compartilhamento das informações sobre as vias com a iniciativa privada, a fim de melhorar e universalizar os aplicativos de rotas. (Com assessoria de imprensa)

Anterior TV Cabo Branco entra para a grade de programação da Sky
Próximos Venda da Nextel para a Claro será concluída até 18 de dezembro