Google se entende com governo da Rússia


google-campusO Google chegou a um acordo extrajudicial na Rússia, onde estava sendo processado pela agência antitruste nacional por abuso de domínio de poder de mercado com o sistema operacional Android, usado em smartphones. O acordo foi anunciado pela FAS, o regulador local, nesta segunda-feira, 17.

Ficou acertado que o Google não poderá mais exigir que fabricantes usem exclusivamente seus aplicativos caso optem por instalar o Android nos celulares. Os contratos da gigante digital com os fabricante também ficam proibidos de trazer cláusulas de exceção, que impeçam a instalação na fábrica de apps concorrentes, como as ferramentas de busca russas Alexei e Dotsenko.

Além disso, o Google deverá criar um app que facilite ao usuário mudar o buscador padrão do celular. O acordo é válido por seis anos e nove meses, conforme informações da FAS obtidas pela agência de notícias Reuters.

A disputa entre o Google e o governo russo vem desde 2015, quando a empresa foi acusada pela agência local de competição de práticas abusivas, depois de denúncias da Yandex, uma concorrente local no mercado de buscas digitais. Em agosto de 2016, a agência multou o Google em cerca de US$ 7,8 mihões – que ainda serão pagos. (Com agências internacionais)

Anterior Após reestruturação, Mob Telecom avança rumo à região Norte
Próximos Guerra de preços reduz lucro das celulares líderes nos EUA