Google é multado na Rússia


OGB-INSIDER-BLOGS-GoogleLogox2-AnimatedA gigante digital Google foi multada no equivalente a US$ 6,75 milhões por violar a legislação antitruste da Rússia. A sanção é resultado de reclamação feita pelo concorrente local Yandex, que reclama do fato de a companhia norte-americana exigir dos fabricantes a pré-instalação de aplicativos em smartphones Android.

O valor da multa equivale a uma fração da receita da loja de apps Google Play no país. Quanto, no entanto, não foi revelado. A companhia dos EUA ainda pode recorrer da decisão. Ao site noticioso Bloomberg, o Google teria confirmado o recebimento da sanção e dito que prepara as medidas cabíveis.

Além da multa, o regulador da concorrência russo teria determinado, ainda, que o Google revisse contratos e mudasse as condições de uso do Android junto a fabricantes de smartphones. Esse não é o primeiro processo do tipo que a gigante digital enfrenta. Na Europa, também enfrenta o desafio de pacificar os reguladores, que a acusam de abuso de posição dominante em buscas digitais e também nos sistemas operacionais móveis. (Com agências internacionais)

Anterior Kassab resgata conversor de Dilma com interatividade que teles, TVs e ex-ministro iam derrubar
Próximos 31% dos acessos móveis na América Latina serão pós-pagos em 2021