Google lança YouTube Brasil


O Google lançou hoje, 19 de junho, o YouTube Brasil, versão em português do site de compartilhamento de vídeos. Foram lançadas também versões localizadas do serviço em outros oito países: Itália, Holanda, Polônia, Espanha, Japão, Irlanda, França e Reino Unido. A base de vídeos será a mesma para o mundo todo, mas, como explicou há …

O Google lançou hoje, 19 de junho, o YouTube Brasil, versão em português do site de compartilhamento de vídeos. Foram lançadas também versões localizadas do serviço em outros oito países: Itália, Holanda, Polônia, Espanha, Japão, Irlanda, França e Reino Unido. A base de vídeos será a mesma para o mundo todo, mas, como explicou há pouco Alexandre Hohagen, presidente do Google Brasil, “a diferença estará na indexação: vídeos inseridos no Brasil serão considerados mais relevantes nas buscas realizadas por usuários brasileiros.”  

O Youtube Brasil terá o suporte de diversos parceiros, dentre os quais já estão confirmados a Rede Globo, que lançou um canal exclusivo do programa Malhação, o portal Terra, que disponibilizou mais de 80 mil vídeos, e os portais do Ig, que terá um canal dentro do site com parte do conteúdo de seu canal multimídia Megaplayer. As parcerias, no entanto, devem ser ampliadas. “Há conversas com vários outros parceiros. Não há exclusividade nem limites nas parceiras”, afirmou Hohagen.

As parcerias são importantes, uma vez que o portal já teve problemas relacionados à divulgação de vídeos sem os devidos direitos autorais. Mas, segundo o executivo, os parceiros não terão acesso privilegiado à ferramentas de remoção de conteúdos, e afirmou que todas novas tecnologias de proteção digital de áudio e vídeo (chamada fingerprint) do YouTube estarão disponíveis na versão brasileira. “Hoje de manhã reportei alguns vídeos como impróprios, e em três minutos eles haviam sido retirados do ar”, exemplificou.

Anterior NGNs e mercado corporativo na mira da NEC do Brasil
Próximos Telecom Italia pede anuência à Anatel para o ingresso da Telefónica