Google homenageia projetista do orelhão


chu-ming-silveira-doodle-googleO Google homenageia hoje, 04, a arquiteta sino-brasileira Chu Ming Silveira (1949-1997), responsável pelo desgin em forma de casca de ovo dos orelhões brasileiros. Se estivesse viva, ela completaria nesta terça-feira, 76 anos. Ela nasceu em Xangai, na China, e se mudou ainda criança para São Paulo. Mais tarde, se formaria na Universidade Presbiteriana Mackenzie, formando-se em 1964.

chuMingSilveiraChefe do departamento de projetos da Companhia Telefônica Brasileira (CTB), recebeu a missão de criar um protetor para telefones públicos. Segundo ela, o formato da casca de ovo condizia com as necessidades da empresa e do usuário – uma proteção aos telefones e aos clientes ao mesmo tempo, com acústica ideal.

Além do orelhão, ela criou uma versão menor, chamada popularmente de orelhinha. Os nomes oficiais dos orelhões, no entano, são Chu I, menor, e Chu II, maior, pensado para áreas externas e para suportar a variação térmica das cidades brasileiras.

Os protetores foram exportados, também, para Angola, Peru, Colômbia, Paraguai e China, conforme informações do site orelhao.arq.br, criado pelos filhos da arquiteta em sua homenagem. Mais de 50 mil foram ativados apenas no Brasil.

orelhao

Anterior PL que pode acabar com o Uber deve ser votado esta semana pela Câmara
Próximos Smartphone continua a ser aparelho preferido para jogos

1 Comment

  1. Parabens Chu Ming!