PORTAL DE TELECOM, INTERNET E TIC

Internet

Publicidade em Google e Facebook é mais rentável que em outras redes sociais

Pesquisa de banco de investimentos coloca Twitter na lanterna das plataformas com melhor retorno sobre investimento em termos de publicidade digital, nos EUA.

Um levantamento feito pelo banco de investimentos RBC Capital com publicitários nos Estados Unidos mostra que o Google e Facebook entregam o melhor retorno sobre investimento (ROI) para os anunciantes. O banco constata que Linkedin e Twitter dão resultados “intermediários”, enquanto Yahoo e AOL ficam na lanterna dos serviços online onde é mais eficiente se gastar com publicidade.

Segundo os dados, os anunciantes que usam a plataforma do Facebook são mais propensos a aumentar os investimentos online. 62% dos anunciantes no Facebook falam que vão ampliar o investimento ali. No Google, 54% diz o mesmo, e no YouTube, 48%. No Twitter, a porcentagem é de 32%.

Entre quem diz que vai cortar investimentos, 23% dos anunciantes que usam o Twitter pretendem diminuir os gastos na rede de microblogs. No Facebook esta porcentagem e 9%, no Google, 10%, e no Youtube, 8%.

Os números mostram que Facebook e Google concentram a verba publicitária. Segundo 31% dos usuários do Google, mais de 30% do orçamento é gasto na plataforma. No caso dos anunciantes que usam o Facebook, 28% do orçamento de publicidade online é destinado apenas à rede social.

Um analista do banco interpreta os dados como negativos para o Twitter. Segundo ele, esta rede mostrou despertar menos interesse por parte dos publicitários. Os dados mostram, ainda, a evolução da publicidade online. A pesquisa indica que 20% do orçamento com publicidade das empresas se destina, atualmente, para o ambiente digital. E 23% das empresas já investem mais de 50% do orçamento em publicidade online.

TEMAS RELACIONADOS

ARTIGOS SUGERIDOS