Google conclui instalação de cabo submarino ligando Chile aos EUA


O Google anunciou hoje, 23, que terminou a instalação do cabo submarino Curie, que liga os Estados Unidos (Califórnia) ao Chile (Valparaíso). A construção foi realizada pela fornecedora SubCom.

Este é o 13º cabo instalado no mundo financiado pelo Google, que passa a ser a primeira empresa de tecnologia que, sem ser especializada em telecomunicações, investe no desenvolvimento de um cabo submarino internacional totalmente privado. Também é o único cabo construído no Chile nos últimos 20 anos.


Embora a América Latina tenha uma alta penetração da internet, o Google optou por instalar o cabo Curie na região para continuar fortalecendo a conexão de dados internacionais existentes. Segundo a empresa, com o novo cabo será possível “atender melhor seus usuários e clientes” na região e chegar ao “próximo bilhão de usuários de internet”.

O desenvolvimento do cabo Curie foi anunciado há pouco mais de um ano, como parte do objetivo do Google em construir uma nuvem pública segura, inteligente e de alto desempenho. A empresa investiu US$ 47 bilhões no mundo entre 2016 a 2018. O dinheiro foi destinado à abertura de data centers e diferentes cabos submarinos, não apenas o Curie.

No Brasil, o Google tem o cabo Junior, construído em parceria com a Algar, participação no cabo Monet, feito juntamente com a Angola Cables e Algar, e no Tannat, feito em parceria com a operadora uruguaia Antel. (Com assessoria de imprensa)

Anterior Brasil possui 307 startups no setor de agropecuária
Próximos Operadoras precisam descobrir como lucrar com a 5G

Sem comentários

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *