Google compra startup de olho na 5G


A Google confirmou, na última quinta-feira (19), a aquisição da startup Alpental Technologies. A empresa, baseada em Seatle, nos Estados Unidos, desenvolve tecnologias de telecomunicações sem fio. Em especial, vem trabalhando no uso do espectro de 60 GHz para conexões de baixo custo e altíssima velocidade.

Segundo o Wall Street Journal, a compra deve beneficiar os projetos de conexão em áreas remotas, como Loon, já testado pelo Google no Brasil. Nos EUA, a faixa de 60 GHz pode ser usada para conexões de até 1 milha (1,6 km), com taxa de transmissão de até 7 Gbps. A Alpental teria desenvolvido tecnologia que mescla fibra-óptica e conexão sem fio trabalhando na banda de 60 GHz.

Outros veículos da imprensa internacional especulam que o foco é entrar no futuro mercado da 5G. A inovação da Alpental seria compatível com WiFi, redes 5G, e tem como foco uso em áreas urbanas. A Google já oferece comercialmente internet banda larga, com velocidade de 1 Gbps, em três cidades dos EUA, e pretende entrar em outras 34 cidades, além de oferecer acesso WiFi em outras áreas.

Anterior STF decide julgar ICMS de telecomunicações e energia elétrica
Próximos MC1 e Mobile People unem operações