Google apela de multa bilionária imposta pela Comissão Europeia


google-campus

O Google protocolou recurso contra decisão das autoridades antitruste da Comissão Europeia de multar a empresa em € 2,4 bilhões. A multa é a maior já aplicada pelo regulador.

As autoridades decidiram sancionar o Google após encontrar indícios de que seu mecanismo de comparação de preços favorecia os próprios serviços, dando menor visibilidade a resultados de concorrentes. A prática foi considerada abuso de poder.

A multa foi imposta no final de junho, e dado ao Google prazo de 90 dias para que suspendesse quaisquer práticas do tipo. Caso não cesse, terá de pagar mais 5% do faturamento do grupo Alphabet, ao dia, além no valor da multa, a partir de 28 de setembro.

A empresa sempre contestou as acusações da Comissão Europeia. em seus argumentos, diz que há plena concorrência a sua ferramenta de comparação de preços.

O Google enfrenta outro processo na Comissão, em que se investiga abuso de poder no licenciamento do sistema operacional móvel Android. A empresa é acusada de obrigar fabricantes a favorecer seus aplicativos, em detrimento de concorrentes. (Com agências internacionais)

Anterior Para Alex Inglês, da BT, processo no Cade contra Oi, Claro e Telefônica já inibe o consórcio das empresas
Próximos Jonas Justo: A velocidade do 4G no Brasil está acima da média mundial, mas preço ainda atrapalha