Google anuncia rede de banda larga de alta velocidade nos EUA


O Google anunciou hoje que construirá uma rede nacional baseada em fibras ópticas nos Estados Unidos para testes. "Nós planejamos construir, em caráter experimental, uma rede de banda larga em alguns lugares dos Estados Unidos”, diz um comunicado da empresa em seu blog oficial. “Nós vamos fornecer a internet com velocidade 100 vezes mais rápida …

O Google anunciou hoje que construirá uma rede nacional baseada em fibras ópticas nos Estados Unidos para testes. "Nós planejamos construir, em caráter experimental, uma rede de banda larga em alguns lugares dos Estados Unidos”, diz um comunicado da empresa em seu blog oficial. “Nós vamos fornecer a internet com velocidade 100 vezes mais rápida do que a maioria dos americanos tem acesso hoje, com 1 Gbps”, diz a nota.

A idéia é oferecer o serviço para um público entre 50 mil e 500 mil habitantes. A empresa está conduzindo um experimento próprio de internet que permitirá transmissão rápida de vídeos 3D em alta definição, entre outros avanços. Uma das experiências será a criação de uma nova geração de aplicações para web, em que os desenvolvedores poderão tirar proveito da alta velocidade do acesso. “Isso gerará a necessidade de criar novas técnicas de engenharia de software”, destaca a Google.

A intenção é operar a rede física na modalidade de acesso aberto, em que o usuário poderá escolher entre vários provedores. Segundo a empresa, a manutenção da rede será aberta e transparente.

Como parte da iniciativa, a Google lançou uma RFI (Request for Information) em sua página oficial para levantar informações sobre a capacidade dos fornecedores e para identificar as comunidades e os parceiros governamentais interessados. A empresa estará coletando respostas até 26 de março e entrará em contato com as instituições que se manifestarem ao longo de 2010. (Da redação)

Anterior Lula cancela agenda do dia só para se dedicar ao Plano de Banda Larga
Próximos Decisão sobre Plano da Banda Larga é adiada para início de março