Google adquire empresa de dispositivos domésticos controlados por celular


A Google anunciou na segunda-feira (13) que chegou a um acordo para a compra da Nest, empresa norte-americana que desenvolveu e comercializa um termostato inteligente, que aprende, conforme o uso, as preferências do usuário e que pode ser controlado pelo smartphone, além de um detector de fumaça moderno. A aquisição da empresa vai custar ao gigante de buscas US$ 3,2 bilhões. 

Em nota, o CEO da Google, Larry Page, frisou que a aquisição levará os dispositivos criados pela Nest para outros mercados. Para a Nest, tornar-se uma empresa Google significa aumentar sua capacidade de desenvolvimento de equipamentos que facilitam o controle do lar. 

O grande apelo do Nest é a economia de energia. Em países temperados, onde as variações de temperaturas são maiores, o controle de temperatura nos ambientes fechados é um dos maiores fatores para o gasto de energia e o medidor inteligente promete diminuir a conta dos usuários. Pelo modelo de negócio da Nest, empresas de energia elétrica chegam a pagar para que o cliente adquira o dispositivo, desde que este contrate planos de energia diferenciados.

O anúncio da aquisição da Nest pelo Google é um sinal do interesse da companhia na próxima onda tecnológica, as conexões de máquinas, para controle à distância. Uma pesquisa da Cisco, divulgada ontem, aponta que bilhões podem ser poupados ou gerados por conta de conexões de máquinas, ou, como prefere a empresa, Internet das Coisas. (Da redação)
 

Anterior Superintendência do Cade pede condenação da Oi por abuso de posição dominante
Próximos Receitas globais com SMS caem pela primeira vez