PORTAL DE TELECOM, INTERNET E TIC

Aplicações

Para combater Zika vírus, governo lança app com acesso “zero-rating”

Governo diz que acesso a aplicativo será gratuito para usuários Claro, Oi, TIM e Vivo.

0800 saude minicom app zikaO governo federal lançou hoje, 02, um aplicativo gratuito como parte do esforço de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor do zika vírus. O aplicativo 0800 Saúde reúne informações de utilidade pública sobre a doença, além de permitir a geolocalização de vários serviços oferecidos na área de saúde pública, como postos de saúde do SUS e Farmácias Populares mais próximas para a retirada de medicamentos gratuitos.

O app foi feito pela fabricante de chips Qualcomm, em parceria com os ministérios das Comunicações e da Saúde. O download e acesso a dados do 0800 Saúde serão gratuitos pelas redes da Vivo, Claro, TIM e Oi, segundo o governo. As operadoras fizeram acordo com o governo para não descontar o uso da ferramenta da franquia dos usuários. O aplicativo pode ser usado em celulares com os sistemas operacionais Android e iOS.

O acesso gratuito a ferramentas de utilidade pública, inclusive de saúde, tem sido um dos argumentos do Facebook para justificar seu programa de inclusão digital Internet.org. O modelo, no entanto, é criticado por ativistas sob o argumento de que cria um modelo de negócio que favoreceria a rede social, em detrimento de novas empresas desenvolvedoras de ferramentas digitais.

“Não estamos esquecendo os meios tradicionais de radiodifusão, mas gostaríamos de utilizar esse aplicativo para atingir um número muito maior de pessoas que estão sempre no seu dia a dia acessando a internet através de seu smartphone”, disse Francisco Ibiapina, secretário executivo do Ministério das Comunicações.

Segundo o presidente da Qualcomm para a América Latina, Rafael Steinhausen, o investimento da empresa no aplicativo foi pequeno. “Não é um grande investimento, mas é a demonstração de um exemplo do que poderia ser feito a nível desse tipo de serviço gratuito para toda a população”. Steinhausen disse que, apesar de ser um aplicativo simples, a plataforma é eficaz, democrática, inclusiva e econômica. (Com Agência Brasil)

TEMAS RELACIONADOS

ARTIGOS SUGERIDOS