PORTAL DE TELECOM, INTERNET E TIC

Internet

GlobeNet fortalece ponto de troca de tráfego do NIC br em Fortaleza

A expectativa é que esse IXP se torne o segundo ponto de interconexão mais importante do país, atrás ao de SP

 

Negócio fotografia desenhado por Onlyyouqj - Freepik.com
Negócio fotografia desenhado por Onlyyouqj – Freepik.com

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto (NIC.br) e a GlobeNet  implementam  novo ponto de interconexão central no Ponto de Troca de Tráfego Internet de Fortaleza (IXP). A Globenet será responsável por hospedar a mais importante infraestrutura da Internet nacional para o intercâmbio de tráfego na Região Norte e Nordeste do Brasil, fornecendo sua infraestrutura de datacenter em Fortaleza. Espera-se que esse IXP se torne o segundo ponto de interconexão mais importante do país, logo atrás do Ponto de Troca de Tráfego de São Paulo.

Considerando o número grande e crescente de provedores, o novo IXP de Fortaleza fortalecerá a distribuição de conteúdo local baseado na Internet. “Um país com proporções continentais como o Brasil não pode mais contar com somente um IXP para sua troca crítica de tráfego. Operadores de rede dispostos a trocar tráfego são convidados a também se conectarem em Fortaleza”, diz Milton Kaoru Kashiwakura, Diretor de Projetos Especiais e de Desenvolvimento do NIC.br.

O NIC.br está implantando no mesmo local sua primeira infraestrutura de serviço completo fora de São Paulo. “A resolução dos nomes de domínio ‘.br’ e todas as operações realizadas anteriormente pelo NIC.br somente em São Paulo estará disponível também em Fortaleza. Esses recursos visam tornar essa localidade o polo para as operações do NIC.br no Norte/Nordeste no Brasil”, diz Frederico Neves, Diretor de Serviços e de Tecnologia do NIC.br.

O NIC.br escolheu a GlobeNet devido à forte e sólida infraestrutura estabelecida no Nordeste do Brasil, e também devido ao:

  • Maior nível de disponibilidade de serviços do centro de dados;
  • Sistema confiável de cabo submarino de fibra óptica de anel duplo que conecta a América do Norte e do Sul e
  • Neutralidade

“Estamos entusiasmados em anunciar um projeto como esse; beneficiará diretamente o número crescente de provedores de serviços na região”, afirma Eduardo Falzoni, CEO da GlobeNet.

(assessoria de imprensa).

TEMAS RELACIONADOS

ARTIGOS SUGERIDOS