Globenet contrata Ciena para elevar capacidade de cabos submarinos


A Globenet contratou a Ciena para implantar tecnologia de 200 G em seus cabos submarinos já em uso nas Américas. A operadora de atacado tem 23,5 mil Km de fibra que atravessam Atlântico e Mar do Caribe, ligando países como Brasil, Bermudas, Colômbia, Estados Unidos e Venezuela. Um novo trecho do sistema, que liga Argentina e Brasil, será concluído em 2019.

O acordo prevê uso da solução GeoMesch Extreme, da Ciena, incluindo a plataforma óptica Packet 6500 equipada com recursos de inteligência artificial (WaveLogic AI). Com isso, a rede é capaz de identificar falhas e corrigi-las, de forma autônoma. O software Blue Planet, também da Ciena, será usado para dar visibilidade à rede em tempo real.

As empresas não revelaram os termos financeiros nem duração do contrato.

Argentina

O novo trecho no Cone Sul do sistema de cabos da Globenet foi anunciado neste mês. Os fornecedores para este pedaço ainda não foram escolhidos.

Segundo a operadora, o principal motivo para o investimento é conectar a população Argentina, uma vez que nenhum cabo submarino novo é lançado desde 2001 para ligar o país ao resto do mundo. A concorrente Seaborn também pretende lançar o ARBR (ligação entre Buenos Aires e São Paulo) em 2019.

A Globenet promete abrir um escritório em breve na Argentina para comercializar a capacidade da nova estrutura entre os hermanos.

Anterior São Paulo lança versão para iPhone do app SPTaxi
Próximos Algar terá compartilhamento de dados entre usuários e tráfego patrocinado