Furnas e Telebras assinam acordo para compartilhamento de rede


Furnas e Telebras firmaram, nesta segunda-feira (12/05), acordo para compartilhamento de infraestrutura de transmissão de energia, que vai permitir à Telebras lançar 418 km de cabos aéreos de fibra óptica nas linhas de transmissão Padre Fialho–Vitória e Pimenta–Barreiro, de propriedade de Furnas. Em comunicado, as empresas informam que a rede vai cobrir 53 municípios do interior de Minas Gerais e Espírito Santo, por meio de 56 provedores locais de internet.

O acordo foi assinado pelos presidentes de Furnas, Flavio Decat, e da Telebras, Francisco Ziober Filho, no Rio de Janeiro. O contrato permite à Telebras cumprir os objetivos do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL), provendo infraestrutura de rede de telecomunicações para a massificação do acesso à internet em banda larga, principalmente nas regiões mais carentes da tecnologia.

Cerca de 4.600 municípios de todas as regiões brasileiras já estão interligados pelo PNBL. Considerando apenas as redes da Telebras, a malha chega a 28,5 mil km de cabos de fibra óptica. A meta do Ministério das Comunicações é chegar a 40 milhões de domicílios conectados à internet no final de 2014.

O lançamento dos cabos de fibra óptica nas linhas de transmissão de Furnas vai reforçar também o sistema de telecomunicações da empresa, para atender às necessidades de operação do seu sistema de transmissão, principalmente na subestação Vitória, de propriedade de Furnas, no Espírito Santo, e na subestação Barreiro, de propriedade da CEMIG, em Minas Gerais. (Da redação, com assessoria de imprensa)

 

Anterior Internet respondeu por 39,5% das transações bancárias em 2013, diz BC.
Próximos Alexandre Britto vai comandar a iON, operadora de TV paga dos provedores de internet