FCC vai ao Vale do Silício discutir neutralidade de rede

Presidente do órgão, Ajit Pai, disse que busca um consenso para mudar aspectos mais restritivos mantendo princípio de uma internet aberta

O presidente da FCC, Ajit Pai, se reuniu esta semana com executivos do Facebook, Cisco, Oracle, Intel e outras grandes empresas de tecnologia para discutir o que considera controverso nas regras de neutralidade de rede. O executivo viajou para o Vale do Silício onde estão as companhias que, segundo ele, participam da “economia da Internet” para debater o tema.

Durante coletiva de imprensa do órgão realizada após a reunião mensal, o presidente do FCC afirmou que foram discutidas apenas ideias sobre formas de garantir as proteções do consumidor online e ao mesmo tempo discutir as partes mais restritivas da legislação. Pai garantiu que é defensor de uma “internet livre e aberta” mas que não concorda com as partes mais restritivas do regulamento que foram implantadas no governo Obama.

Entre restrições estão contidas no Capítulo II da regulamentação e, entre outras medidas,  exige a reclassificação da banda larga como utilidade pública. Estão entre os opositores dessas regras as grandes gigantes como Comcast, Verizon e AT&T. Na outra ponta, via Internet Association, estão gigantes da web, Como Facebook e Twitter. Na semana passada, a entidade encaminhou ao FCC o seu posicionamento de que para eles apenas a neutralidade de rede preserva a experiência do consumidor.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10404