FCC quer mais operadoras móveis nos EUA


A Federal Communications Commission (FCC), órgão que regula as telecomunicações nos Estados Unidos, pode adotar ferramentas para que pequenas empresas possam participar no próximo leilão de espectro do país, a ser realizado em 2015, e entrem no concorrido mercado local de telefonia móvel.

A proposta, divulgada na sexta-feira (1), prevê que estas empresas poderão fazer parcerias com grandes companhias, e que já atuam no setor. As pequenas poderiam, também, ter regras diferenciadas de locação de espectro. Dessa forma, poderiam obter ao mesmo tempo apoio financeiro e operacional para se adequar às exigências do leilão.

Os contratos seriam fiscalizados para evitar que as grandes usem tais regras em benefício próprio. O órgão garante que vai vigiar as envolvidas para se certificar de que as pequenas entrantes tenham uma atuação independente. A proposta ainda deve ser analisada pelos integrantes da FCC. Atualmente, 95% dos consumidores de telefonia celular nos EUA são atendidos por apenas quatro operadoras.

Por sua vez, as grandes empresas devem ser proibidas de realizar ofertas conjuntas. Empresas que atuam em todo o país não poderão criar joint ventures para dar lances ou explorar o espectro adquirido por uma delas. A informação foi publicada por Roger Sherman, chefe do departamento de telecomunicações sem fio da FCC, no blog da comissão.

Anterior Rede WiFi da Oi supera 800 mil pontos de acesso
Próximos Nova aquisição no radar da Minas Mais