FCC vai ampliar faixa do Wi Fi


A Comissão Federal de Comunicações (FCC) norte-americana deverá aprovar nas próximas semanas regras para faixas de espectro não licenciadas a serem destinadas para redes de Wi-Fi, informou o jornal The New York Times em sua edição online no domingo, dia 12. De acordo com o presidente da FCC, Julius Genachwoski, a liberação da nova faixa de frequências para redes Wi-Fi abrirá campo para a exploração soluções que movimentarão mais de um bilhão de dólares anualmente.

Com a liberação do espectro para Wi-Fi, as novas redes serão mais velozes, parrudas e deverão levar o sinal da banda larga a áreas rurais. Entre as novas aplicações imaginadas para essas faixas de espectro, estariam cercas elétricas inteligentes, monitoramento remoto de saúde e, finalmente, internet sem-fio em zonas sem sinal.

A faixa do espectro a ser liberada resulta da migração dos sinais analógicos de televisão para o modelo digital, que usam uma fatia muito menor do espectro. Os principais críticos à liberação do espectro para novos usos, segundo o NYT, são as emissoras de televisão que temem que o uso do espectro por outras aplicações possa interferir em suas transmissões. Entre os defensores da liberação estão Microsoft, Google e Dell, de olho nas oportunidades que novos negócios que surgirão da medida. (Da redação)

Anterior A privatização e a universalização
Próximos Vice-presidente da Nokia renunciou ao cargo